Início Notícias Da bancada do PSB em Brasilia, 25% é de PE. Falta sintonia

Da bancada do PSB em Brasilia, 25% é de PE. Falta sintonia

630
alt

altA movimentação guarda uma lógica de que a busca pelo apoio da ala pernambucana deverá passar pelo crivo do governador.

Por Renata Bezerra de Melo/ Da Folha Política

O governador Paulo Câmara deve sacramentar, até a segunda-feira, o retorno do secretário de Planejamento, Danilo Cabral, à Câmara Federal. A movimentação tem relação direta com a opção que o presidente interino, Michel Temer, fez, ao montar um ministério congressual, visando a aprovar reformas, como a previdênciária, por exemplo. Em outras palavras, a expectativa é de que o Congresso volte a ter protagonismo do ponto de vista do processo legislativo. Governadores que têm força junto às bancadas têm, por tabela, nos ministérios e no governo.

 Nos últimos dias, pesou, entre governistas pernambucanos, a percepção de que a bancada federal do PSB, embora contabilize, agora, oito nomes de Pernambuco, tomou uma distância do executivo estadual, o que ficou nítido diante dos movimentos desalinhados entre o governador, o, então, líder, Fernando Filho, e seus liderados. Alguns expoentes da bancada, hoje, a exemplo de Danilo Forte (PSB/CE), ex-PMDB, e Heráclito Fortes (PSB/PI), ex-DEM, ingressaram na sigla, no contexto da campanha presidencial do ex-governador Eduardo Campos e conseguiram “se impor”, na análise dos próprios socialistas, a ponto de se “desconsiderar a linha orgânica e histórica que estava sendo decidida na reunião da Executiva Nacional”.

 Considerando que 25% da bancada socialista é de Pernambuco, a movimentação guarda uma lógica de que a busca pelo apoio da ala pernambucana deverá passar pelo crivo do governador. A necessidade de alinhar a atuação da bancada com as intenções do chefe do executivo estadual, inclusive, foi sugestão dada pelo deputado federal Jarbas Vasconcelos, na condição de ex-prefeito e ex-governador, durante o encontro que teve, na última sexta-feira, com o governador Paulo Câmara, conforme a coluna registrou com exclusividade.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here