Início Notícias No plenário, maioria dos senadores discursa pelo afastamento de Dilma

No plenário, maioria dos senadores discursa pelo afastamento de Dilma

635
alt

altSe parlamentares confirmarem sua posição em votação logo mais, presidente deixará cargo; acompanhe a sessão em tempo real

Folha de São Paulo

Após 15 horas de sessão, 40 senadores se manifestaram a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em termos de votos, será o suficiente para a admissibilidade do caso e o afastamento da petista por até 180 dias.

O 40º discurso foi do senador Roberto Rocha (PSB-MA) às 3h.

Basta o apoio da maioria simples (metade mais um) dos presentes em plenário para que a petista seja afastada e julgada por crime de responsabilidade. Com a ausência anunciada de três senadores, a previsão é que 78 senadores estejam presentes na hora da votação –ou seja, 40 votos já confirmam a continuidade do processo.

Estão confirmadas as faltas dos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), de licença, Jader Barbalho (PMDB-PA), em tratamento médico, e de Pedro Chaves (PSC-MS), suplente do de Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), cassado na última terça.

A previsão é que a votação ocorra entre as 5h e as 7h desta quinta, depois que todos os 70 inscritos discursarem, além da manifestação da defesa de Dilma, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e do relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Levantamento feito pela Folha aponta que pelo menos 53 votarão contra Dilma.

Dilma é acusada de editar decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso e de usar verba de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas “pedaladas fiscais”. Sua defesa entende que não há elementos para o afastamento. 

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here