A intenção da fala da ‘presidenta’, é reforçar discurso do Palácio do Planalto de que o impeachment é um “golpe”
Da Folha de São Paulo
Tanto a presidente Dilma Rousseff, que poderá ser afastada temporariamente do cargo, quanto o vice, Michel Temer (PMDB), que assumirá interinamente, planejam fazer pronunciamentos à nação.
A presidente considera se endereçar à nação nesta quarta-feira (11), antes da decisão do plenário do Senado. A petista não definiu ainda se convocará cadeia nacional de rádio ou televisão, se gravará vídeo para as redes sociais ou se dará uma entrevista aos veículos de imprensa.
A intenção é reforçar discurso do Palácio do Planalto de que o impeachment é um “golpe” e de que o governo federal ainda tem expectativa de reverter a decisão na análise final processo de afastamento.
Já o vice-presidente, Michel Temer, planeja falar com veículos de imprensa no Palácio do Planalto após assumir interinamente o cargo. A convocação de cadeia nacional de televisão e rádio foi descartada nesta terça-feira (10) pelo peemedebista.
Segundo aliados do vice-presidente, como estará no cargo interinamente, ele quer evitar um gesto que seja interpretado como um desrespeito à posição da petista, que, embora afastada, ainda estará na condição de presidente até a análise final do processo.
Cotado para o comando do Ministério do Planejamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a expectativa do grupo do vice-presidente é que o Senado Federal vote na quarta-feira (11) o afastamento da petista e, na quinta-feira (12), ela seja notificada e, assim, suspensa da função.
“Não vai haver pronunciamento em rede nacional. O vice-presidente, no momento em que assumir, vai programar de que forma irá se comunicar à nação, mas por meio de veículos de imprensa”, disse.
Segundo ele, a intenção de Temer é na quinta-feira (12) terminar a definição da nova Esplanada dos Ministérios e, provavelmente, anunciá-la. As medidas da área econômica, no entanto, de acordo com ele, devem aguardar discussões feitas pela nova equipe econômica.
“O rito do impeachment, em confirmado na quarta-feira o afastamento, será comunicado na quinta-feira de manhã. A partir da comunicação, assuma o Michel Temer interinamente até a análise final”, afirmou.