Início Notícias “Na medicina, propaganda e publicidade são duas coisas diferentes”, diz Dr. Valmir...

“Na medicina, propaganda e publicidade são duas coisas diferentes”, diz Dr. Valmir Fillho na Arari FM; ouça

508
Foto: Blog do Roberto Gonçalves

Responsável pela delegacia do Cremepe, em Araripina, Dr. Valmir (1º a direita) participou juntamente com o Dr. Alexandre Lage (no meio), com o vice-presidente da entidade em PE, Dr. Mário Jorge, (1º a esquerda), do programa Araripina Urgente, dessa quarta-feira (20)

Por Cidinha Medrado especial para o Blog do Roberto

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoveu na noite de terça-feira (19), no auditório da Faculdade de Medicina de Araripina, uma palestra com o tema: ‘Ética e Responsabilidade Médica’, ministrada pelo Conselheiro Francisco Atanásio, destinado a médicos e estudantes de medicina, com apoio do Instituto Social Medianeiras da Paz. Na manhã de quarta-feira (20), diretores do Cremepe local, Alexandre Lages e Valmir Lacerda, falaram sobre o evento em uma entrevista especial para o programa Araripina Urgente, do Jornalista Roberto Gonçalves (Arari FM), que também contou com a presença do vice-presidente do Cremepe Estadual, Mário Jorge Lôbo. Um dos assuntos fortes da entrevista foi a participação do Conselho durante a pandemia.

“Nós estivemos juntos com doutor André Longo (Secretário de Saúde do Estado), durante todo o tempo da pandemia, tratando sobre calendário de expansão, desde o processo de expansão de leitos e como fazer essa expansão, participamos da discussão também de quando fazer uma restrição social evitando maiores perdas. Uma discussão muito dura, muito complexa, mas era necessário e relevante, como também na reabertura dos espaços, que foram dados com total apoio, total instrução e suporte pelo Conselho Regional de Medicina, Sindicatos dos Médicos e Associação Pernambucana de Medicina” disse Mário Jorge.

Educação médica continuada consiste em atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou melhorar o conhecimento, habilidades, relacionamento e desempenho profissional que médicos utilizam para abastecer serviços a pacientes, é uma das funções do Cremepe e foi um assunto presente durante a palestra. Para Mário Jorge, um a discussão faz parte, pois é preciso ter entendimento e valorizar o médico e interiorizar essa discussão que vai para além da medicina, falar sobre Ética e Responsabilidade de ser médico, sobre a responsabilidade do ato médico, discutir a remuneração médica e levar a discussão do mercado de trabalho são conceitos de desenvolvimento da interação médico-social que fazem parte da atividade de ser médico. Em sua opinião, a expansão da interiorização da medicina, envolve o tratamento humano, a questão do tratamento profissional e capacitações dos médicos e de profissionais voltados para dar garantia de uma boa saúde para a população.

O Médico Alexandre Lage também opinou, para ele, a participação do Conselho, atuando junto aos profissionais foi profunda, elogiou a administração do Instituto Social Medianeira da Paz que administra o hospital municipal Santa Maria de Araripina e o Hospital de Campanha, além do Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri, para ele, uma instituição bem estruturada do ponto de vista organizacional.

“Com a entrada em cena do hospital de Santa Maria através do instituto Medianeira houve a possibilidade de expansão de várias ações do governo do Estado, é muito caro para o governo do ponto de vista financeiro, criar, edificar hospitais, então hoje tá se dando preferência a essa terceirização, ele pega os hospitais já existentes e faz uma parceria aproveitando aquela estrutura para oferecer mais e melhores serviços para a população, de certa forma, foi isso que aconteceu e que está sendo proposto já no novo hospital do Câncer que o governo do estado terceirizando a construção aqui, novamente com o Medianeiras da Paz, então acredito que foi a questão de oportunidade, de estar prontos como instituição para esse momento, essa oportunidade”, disse ele.

O médico e diretor do Cremepe Araripina, Walmir Lacerda Filho, elogiou a produção do evento e se surpreendeu com a presença em massa dos estudantes de medicina, para ele, dando a devida importância ao Conselho Médico, falou da importância desse treinamento.

“Aquela aula serviu para moldar os médicos que achavam que podiam fazer propaganda ou publicidade, que são duas coisas diferentes, que todo mundo sabe, aleatoriamente, do jeito que achavam melhor, às vezes para promover seu nome e às vezes um tratamento, algumas prometendo o que não podem cumprir, então fazendo mudanças e modelamos os futuros médicos, que são os estudantes medicina”, disse Valmir.

O próximo passo do Conselho na região será a construção da sede própria em Araripina, de acordo com Mauro Jorge, só não saiu ainda do papel por causa da pandemia, mas que será um espaço apropriado para o profissional buscar subsídios e apoio para oferecer o seu melhor para a população. Ouça áudio:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here