Início Notícias STJ: Governador do AM vira réu por desvios na compra de respiradores

STJ: Governador do AM vira réu por desvios na compra de respiradores

421
Foto: reprodução

Wilson Lima (PSC) foi denunciado por irregularidades em licitações durante a pandemia

O Tempo

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou denúncia contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). A partir de agora, ele vira réu e responderá a acusação pelos crimes de dispensa indevida de licitação, fraude em licitação, aumento abusivo de preço e sobrepreço, peculato e organização criminosa.

A votação nesta segunda-feira, 20, foi unânime. Os ministros concordaram com o relator, Francisco Falcão, sobre os indícios de irregularidades na compra dos respiradores. O ministro votou para abrir procedimento criminal contra o governador e outras 12 pessoas, incluindo o vice-governador, Carlos Almeida (PTB) e servidores públicos.

A investigação começou em 2020 a partir de informações de que o governo comprou 28 respiradores de uma loja de vinhos. A denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República aponta que as licitações foram direcionadas e indica o desvio de valores que o Estado deveria ter revertido em ações de logística no combate a Covid-19, mas usou para beneficiar empresas e sócios.

“A formalização dos procedimentos de compra serviram apenas para dar ares de legalidade a uma compra já direcionada e cujo intuito era o desvio de recursos públicos”, afirmou a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo nesta segunda. A PGR estima prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here