A ginecologista falou sobre colocação de DIU de cobre, uso do sabonete íntimo e creme mais indicado para hidratar a vagina
Por Cidinha Medrado especial para o blog
O programa Araripina urgente do Jornalista Roberto Gonçalves recebeu mais uma vez a doutora Késia Holanda, ginecologista para uma participação especial no quadro ‘Fala Doutora’, onde abordou temas importantes sobre a saúde da mulher e como sempre, disponível para esclarecer as dúvidas enviadas pelas ouvintes, antes, porém, chamou a atenção das mulheres para importância de exames ginecológicos preventivos que devem ser feitos rotineiramente.
A ouvinte Fernanda Maria do Bairro Zé Martins de Araripina, disse que tem vontade de colocar um DIU de cobre, mas ficou em dúvida após ouvir algumas amigas falarem sobre efeitos colaterais como cólicas e aumento do fluxo menstrual.
“Não é uma regra, algumas mulheres têm o curso do ciclo menstrual um pouco diminuído, um pouco mais de cólica, aumenta o fluxo ou ciclo menstrual, mas tem mulheres que se dão muito bem, não sentem tanta cólica, não precisa tomar o anticoncepcional. Não quer dizer que vai acontecer com você Fernanda, às vezes você coloca, não gosta, não tá satisfeita e repensa e talvez retire o DIU. Mas é uma boa indicação sim, pensa direito procura o médico pra conversar bem com ele”, orientou a médica.
Outra dúvida foi sobre o uso do sabonete íntimo especialmente para pessoas que têm alergia a esses produtos e já tentou vários tipos e marcas diferentes, fica a dúvida para saber qual o ideal.
“Tem aquele odor que é natural da região vaginal, um sabonete íntimo que tire aqueles odores, porque não é normal odores diferenciados, que a gente sabe que é diferente, é forte e às vezes a pessoa diz eu nunca senti esse cheiro, então esse não é normal. Assim como a nossa boca saliva, nossa região vaginal também saliva e provocam odores naturais. Eu não oriento nenhum sabonete íntimo daqueles femininos para as mulheres, eu sou totalmente contra, porque ele vai fazer a remoção das bactérias que fazem vivem com a gente, que são nossas amigas, quando a gente passa, termina retirando todas as bactérias, o mais indicado realmente pode ser o sabonete de coco ou neutro com PH mais próximo do PH da vagina, sabonete íntimo com cheiro, nem pensar”, explicou Késia.
A Alana Alencar que mora no centro de Araripina quis saber qual tratamento para uma pessoa que vai no banheiro diversas vezes, tanto que chega a incomodar.
“O diagnóstico para o motivo de você ir ao banheiro tantas vezes tem que ser fechado, existem vários motivos, tem mulheres que têm diabetes, mulheres com útero mais baixo, quando o tempo está mais frio, ou tem uma infecção do trato urinário e outras infecções, é preciso saber a causa, e tem mulheres que vão no banheiro por tomam muita água, é preciso visitar o médico para chegar a este diagnóstico”, disse ela.
A doutora Késia explicou que também existem medicamentos que levam a pessoa mais vezes ao banheiro, como medicamentos para pressão, porque nesse caso ir ao banheiro é um mecanismo que controla a pressão.
Da região de Parnamirim, a ouvinte Juliana Amorim, quis saber qual o creme mais indicado para hidratar a vagina.
“Existem vários cremes para hidratação vaginal mas é preciso saber também qual a causa do ressecamento, se é por hipoestrogenismo que a deficiência de estrogênio causado pela menopausa, se tem dificuldade da lubrificação vaginal pelo motivo de não respeitar o tempo da relação, do total de vezes pois a mulher precisa de um pouco mais de tempo para se preparar para o próximo ato sexual, muito mais do que o homem, tem também medicamentos que causam ressecamento vaginal, remédios de uso contínuo, remédios controlados também fazem isso, além da perca do libido em relação ao desejo de namorar, tem que ver a causa e quando a gente descobre a causa resolve o problema, existem vários cremes várias reposições de hormônios que podem ser feitos também”, destacou.
Nesse caso da Juliana Doutora Késia também orientou que ela buscasse uma conversa com médico o mais rápido possível para identificar a causa. Ouça na íntegra: