Por Mariana Landim – Assessora de comunicação do Chapada
O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) encerrou na última segunda-feira, dia 9 de dezembro, as atividades em alusão ao Dia de Doar, na Casa de Acolhimento Imaculada Conceição, em Araripina (PE). Foram dois dias de campo com a participação dos colaboradores do Chapada e os acolhidos da instituição religiosa, que é coordenada pela Comunidade Católica Boa Nova.
O primeiro dia de campo teve uma programação vasta e intensa. Na parte da manhã, os participantes trocaram ideias sobre o manejo de hortaliças e técnicos/as da organização apresentaram várias práticas agroecológicas que podem contribuir com o desenvolvimento das plantas. Na oportunidade, os moradores solucionaram dúvidas sobre espaçamento, rotação de culturas, colheita, entre outras técnicas sustentáveis possíveis de serem utilizadas.
Durante a tarde, o grupo envolvido na atividade discutiu coletivamente sobre as principais orientações na criação de pequenos animais, especialmente aves e suínos. Na ocasião, foram discutidas questões que envolvem alimentação, higiene e prevenção de doenças, considerando o trabalho já desenvolvido pelos moradores do local. “Conseguimos avançar bem no primeiro dia de campo, inclusive discutir detalhadamente sobre as práticas e estratégias agroecológicas mais eficazes para obtenção de melhores resultados”, explica o coordenador geral do Chapada, Tales Matos.
No segundo dia de campo, os/as técnicos/as realizaram uma atividade prática de produção e utilização da compostagem. Em seguida, ocorreu uma caminhada pelo pomar para mapeamento de frutíferas cultivadas no local, como por exemplo, manga, banana, caju, goiaba e maracujá. Durante o percurso, foi possível realizar práticas sobre poda de formação, adaptadas às necessidades das plantas. Além disso, houve orientações importantes sobre adubação orgânica, polinização e identificação de pragas e doenças.
A programação do Dia de Doar se encerrou com uma avaliação entre os participantes, seguida da definição sobre uma agenda de visitas viável para acompanhamento técnico quinzenal à Casa de Acolhimento Imaculada Conceição. “Nosso objetivo é continuar contribuindo com um olhar técnico aos sistemas produtivos, realizando o monitoramento da sua evolução. Foi muito gratificante compartilhar ensinamentos e aprender com os moradores a lidar com as diferentes realidades. Acredito que essa troca foi bastante proveitosa pra todas as pessoas envolvidas”, complementa Tales.
Dia de Doar
A 11ª edição do Dia de Doar no Brasil aconteceu no dia 3 de dezembro deste ano. Com o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário, anualmente a campanha mobiliza pessoas físicas, empresas e outros setores da sociedade.
O Dia de Doar é liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), e faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, em 2024, conta com a parceria do Instituto Mol. A página do Dia de Doar na internet é http://www.diadedoar.org.br e as redes sociais são todas @diadedoar.