“Os números apontam a continuidade da retomada do emprego em Pernambuco e poderão ficar ainda melhores”, disse o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira
Por Inaldo Sampaio
O Ministério do Trabalho informou nesta quinta-feira (21) que Pernambuco registrou no mês de agosto o quarto maior saldo positivo na criação de empregos: 4.206 novos postos de trabalho.
De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram registradas no período 35.927 admissões e 31.721 demissões.
O setor de Indústria da Transformação foi quem mais empregou, com 1.927 novos postos, seguido pelo de Agropecuária com 1.802 novos empregos. O setor de Serviços veio em terceiro lugar com 673 novas vagas.
De acordo com a assessoria do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, três municípios lideraram a criação de novos empregos em Pernambuco: Igarassu (2.150 novas vagas), Petrolina (1.313) e Bezerros (333).
“Os números apontam a importante continuidade da retomada do emprego em Pernambuco e poderão ficar ainda melhores nos próximos meses”, declarou o ministro.
Já o Estado de São Paulo teve um saldo positivo no mês de agosto de 35.457 novos postos de trabalho, sendo este o quinto mês consecutivo e o sexto do ano em que o Caged registrou mais contratações do que demissões.
Em todo país, houve 1.254.951 admissões e 1.219.494 demissões. No acumulado do ano, houve um crescimento de 163.417 postos de trabalho, significando que o desemprego está ficando para trás.
De acordo ainda com o Caged, todas as regiões do país tiveram crescimento no nível de emprego no mês de agosto, com destaque para o Nordeste, que registrou 19.964 novos postos.
Os maiores crescimentos ocorreram em São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco e Paraíba.