Por Cidinha Medrado para o Blog
Tem muita gente que sofre com uma inflamação das mucosas do nariz que se chama rinite alérgica. É a reação imunológica do corpo as partículas inaladas que são consideradas estranhas (chamadas de alérgenos). Os principais sintomas são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. A médica Otorrinolaringologista Dallany Sampaio, esclareceu sobre o assunto, no quadro Ter+Saúde, do Programa Araripina Urgente na Rádio Arari FM, nessa terça-feira (9).
“Os produtos tóxicos e a fumaça são os principais causadores da enfermidade. É interessante ressaltar que algumas medidas, atitudes e cuidados com a higiene ambiental, poderão contribuir bastante para que uma pessoa não desenvolva a alergia ou não tenha crises alérgicas recorrentes”, disse ela.
Hábitos como evitar inalar substâncias irritantes, como cigarro, poluição, fumaça, produtos químicos, tintas ou fragrância com cheiro forte, manter a casa bem limpa e arejada para evitar poeira doméstica e a umidade que facilitam a proliferação dos ácaros, ajudam a evitar crises alérgicas.
Outra dica valiosa para a doutora, é manter em dia a manutenção de aparelhos como ventiladores, ar-condicionado, e fazer lavagem nasal com soro fisiológico ao menos três vezes ao dia. Essas são as principais orientações da profissional.
Segundo a Organização Mundial de Alergia, cerca de 30 a 40 % da população mundial sofre com rinite alérgica, no Brasil a porcentagem está por volta de 30%, por isso a importância das medidas e cuidados com a higiene e produtos tóxicos. Ouça: